Esta obra foi selecionada pela bolsa Funarte de Circulação Literária

Esta obra foi selecionada pela bolsa Funarte de Circulação Literária

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL PIO NUNES RECEBEM ANDARILHA DAS LETRAS

Exércicio de declamação de poesia
A segunda feira, dia 07 de fevereiro, foi poeticamente encantadora para os alunos da Escola Municipal Pio Nunes Guanhães/MG. Tudo porque a poetisa guanhanense Dayanne Timóteo iniciou a oficina de poesia que faz parte do projeto Andarilha das Letras- Circulando a poesia para cerca de 160 alunos. O curso aconteceu no auditório da escola e contou ainda com a participação de alunos das Escolas Municipais Gustavo Coelho e Inocente Soares Leão.

Dayanne Timóteo
Para a aluna Brenda Soares, 10 anos, a oficina foi muito interessante. “Nossa, eu aprendi um monte de coisas sobre poesias e achei muito interessante a oficina porque pra mim ser poeta era algo muito distante e eu vi que qualquer um pode ser. E também a história da Dayanne é muito legal”.

Durante a oficina as crianças mergulharam no mundo da poesia e conheceram mais sobre esta sétima arte. Leram poesias, tiveram noções de como escrever e declamar poemas e puderam conhecer a história de poetas modernistas importantes que marcaram a história da poesia brasileira, como Cecília Meireles, Mário Quintana, Vinícius de Moraes, entre outros. Ao final das oficinas, as crianças escreverão seus próprios poemas que serão publicados em livro oferecido pelo projeto.

Participantes da oficina

A ANDARILHA

Com apenas 17 anos, a poetisa Dayanne Timóteo publicou seu primeiro livro de poesias (Dormindo com Lágrimas, Sonhando com Flores), vendendo rifas de uma bicicleta. Aos 19, publicou seu segundo livro (Identidade da Alma). Formou-se em jornalismo e participou de vários recitais nacionais e internacionais. idealizou vários projetos culturais como “Pratas da Casa”, “A Poesia Abraça a Música”, “Recital Identidade da Alma” entre outros. Em seu recente trabalho, Dayanne Timóteo foi uma das 50 artistas brasileiras premiada com a Bolsa de circulação literária da Funarte (Fundação Nacional de Artes) do ano de 2010, pelo Projeto Andarilha das Letras- Circulando a poesia, que leva poesia às crianças de seis cidades brasileiras. Guanhães e o povoado de Barra Mansa foram as primeiras a serem contempladas com o projeto.

Um comentário:

  1. Não tenho uma denominação para essa guanhanense que não seja esta: MENINA DE OURO. Tenho quase a certeza, com respeito a quem organizou a palestra ou apresentou o seu currículo, que faltaram detalhes que diria, de heroína, na história de vida de Dayanne Timóteo. Conheci Dayanne não faz muito tempo, talvez uns dez anos apenas, ela uma garotinha adolescente, escrevendo ou declamando poemas, lançando livros e fazendo seus cursos em BH às custas de seu talento. Conheço também e muito bem Giuanhães - estudei exatamente nesse colégio em que ela palestrou. Sozinha, ou melhor, acompanhada de seu talento, coragem, inteligência, vontade, humildade, ela hoje assessora o Ministério da Cultura que representa na Unesco. Dayannne é uma raridade. Guanhães e região precisam conhecê-la melhor e valorizar os projetos que ela organiza para o Centro-Nordeste. Desculpe-me, Dayanne, não tenho o costume de rasgar elogios assim, eles também partem de uma pessoa simples, mas não consegui ver o auditório cheio nas fotos, onde me assentei nos meus 12, 13 anos, com você falando, sem me emocionar. Poderia tanto ter ido, não deu, cumpro compromisso profissional em outra cidade. Parabéns, Guanhães, pela filha que tem, que arrancou da zona rural e acabou chegando às salas de tapete vermellho na Capital da República. Abraço, Dayanne!

    ResponderExcluir