Esta obra foi selecionada pela bolsa Funarte de Circulação Literária

Esta obra foi selecionada pela bolsa Funarte de Circulação Literária

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

DAYANNE TIMÓTEO É PREMIADA PELA FUNARTE (FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES) PARA LEVAR POESIA A ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE SETE CIDADES BRASILEIRAS

Começa nesta semana em Guanhães e na zona rural de Barra Mansa/ Ponte Alta o projeto Andarilha das Letras – circulando a poesia, fruto do prêmio Bolsa de Circulação Literária da Funarte (Fundação Nacional de Artes) concedido a poetisa guanhanense Dayanne Timóteo. O prêmio foi concedido a 50 artistas brasileiros.

Dayanne Timóteo escolheu levar poesia para adolescentes de escolas públicas de sete cidades brasileiras (Guanhães- cidade natal, Barra Mansa – zona rural onde moram seus pais, Araçuaí, Padre Paraíso, Itaobim, Planaltina e Alto Paraíso). Em cada uma das cidades o projeto terá as seguintes atividades:
·      
     -
Oficina de poesia para adolescentes de escolas públicas;
·        - Palestra motivacional lúdica para adolescentes de escolas públicas;
·        - Recital de poesia em praça pública;
·        - Publicação de um livro com os alunos participantes das oficinas;

O projeto tem como objetivo popularizar a poesia e despertar nas crianças, jovens e adolescentes o prazer pela leitura. Dayanne,  se diz muito feliz com o prêmio: “Sempre tive vontade de falar de poesia para adolescentes porque cada dia que passa vejo sumir a afinidade das pessoas e principalmente das crianças e adolescentes com a poesia. Há algum tempo era muito comum os nossos avós por exemplo, saberem declamar poesia e hoje falar de poesia é algo demodé”.

Nesta semana, a poetisa guanhanense, filha de produtores rurais e que vendeu rifas para realizar o sonho de publicar um livro inquietará a cidade com sua chegada. Para além de todas as ações do projeto ela ministrará para os 200 professores da rede pública municipal de ensino uma palestra sobre os sonhos e o poder da leitura.

Dayanne, que em Guanhães, estudou no Colégio Odilon Behrens até os 14 anos de idade escolheu os alunos da instituição para receber sua palestra e oficina e ainda, em parceria com a Secretaria de Educação de Guanhães, o projeto será realizado também na Escola Municipal Pio Nunes para todos os alunos.

Já na zona rural onde vivem seus pais e onde a poetisa morou até os 10 anos, Dayanne escolheu sua primeira escola para ministrar a oficina de poesias e a palestra motivacional lúdica. Já o recital de poesias acontecerá na praça de uma comunidade chamada “Munho velho”, comunidade predominantemente negra e muito pobre, onde as pessoas vivem basicamente de projetos sociais do governo e da ajuda de voluntários.

Dayanne se diz ainda muito feliz com a parceria estabelecida com a Secretaria de Educação Municipal. “Fiquei encantada com a disposição do Secretário de Educação, Marcondes, em contribuir. Ele esteve em sala por sala da Escola Pio Nunes comigo ajudando a divulgar o projeto para os professores”.  Esse tipo de parceria é fundamental para o sucesso do projeto complementou a poetisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário